Dicas
3 de março de 2017

O Produto precisa ter “alma” e a loja precisa vender “sonhos”

Nos dias atuais precisamos pensar na empresa como um organismo integrado onde cada membro que passa por dificuldades produz danos muitas vezes irreparáveis para a sobrevivência do negócio.

Esse pensamento integrado dentro da empresa se inicia quando começamos a pensar e agir um passo à frente das mudanças. Buscando conhecimento sempre e  fazendo uma pesquisa de Oportunidades e Ameaças que cercam o nosso negócio.

Há bem pouco tempo atrás trabalhávamos somente o marketing nos 4’Ps mais importantes e visíveis para nosso público alvo. Hoje o varejo nos exige um olhar mais profundo contemplando Sortimento, Exposição, Preço, Promoção e Ambientação. O gerenciamento de categorias nos permite atribuir o número correto de mercadorias no ponto de venda e ofertar um produto com mais qualidade fugindo da “briga de preços”, isso agrega valor a concorrência justa de mercado.

Teoria é Teoria. Prática é a teoria com experiência adquirida, por isso, o conhecimento é a maior conta patrimonial que uma empresa possa ter. Devemos planejar a operação competitiva, departamentalizar e cobrar as metas pelos resultados obtidos.

Metas x Realizado x Ritmo = acompanhamento diário. Trabalhar a reposição eficiente, produto no local certo, no momento certo, com um mix certo e na quantidade certa. Com isso podemos manter baixos níveis de estoque e melhorar a integração da cadeia logística. Se ficarmos com estoque excedente, a empresa estará imobilizando seu capital de giro.

Antigamente tínhamos uma cobertura média de estoque de 30 a 42 dias, hoje isso está mudando baixando para um patamar de 18 a 22 dias, permitindo uma flexibilidade na Gestão de Caixa do negócio. As indústrias têm hoje uma logística dinâmica e ninguém ficará sem produto na prateleira.

Outro detalhe muito importante e esquecido por muitos é que vamos precisar de colaboradores altamente produtivos e competentes para gerir toda essa complexa cadeia de suprimentos. Sendo assim temos que aumentar nossa efetividade de resultados fazendo o correto(eficácia) com menos tempo(eficiência) trazendo maiores resultados(efetividade).

Para finalizar devemos reciclar o conhecimento rompendo com o passado, quebrando velhos paradigmas e mirando no futuro. As inovações surgem nos detalhes mais simples, no cotidiano, observando as operações, as pessoas, e assim transformando o conhecimento em sabedoria, porque não prosperamos somente com o desejo da realização.

 

Autor da postagem: Liliana Reuter Schmitz
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