Dicas
6 de março de 2023

DIA DO CONSUMIDOR: Uma data para você aumentar as vendas no supermercado

Já imaginou uma Black Friday no começo do ano? Ela existe e se chama Dia do Consumidor! Essa data, celebrada no dia 15 de março, é uma das mais relevantes para o varejo no primeiro semestre do ano e vem se mostrando cada vez mais buscada pelos consumidores.

Dicas para vender mais no Dia do Consumidor

Em primeiro lugar é preciso preparar seu supermercado para as vendas! Pense nas promoções que pode fazer, nos canais de venda que seus clientes podem comprar e começa a divulgar de forma antecipada.

Promoções e descontos

O Dia do Consumidor não precisa ser apenas sobre promoções e descontos, mas elas com certeza são as ações que mais chamam a atenção dos clientes. Converse com seus fornecedores para fazer ações em conjunto com brindes e descontos em produtos levados em grande quantidade, por exemplo.

Canais de venda

Não basta apenas ter promoções e descontos se o formato de compra não for agradável para o cliente, afinal é o dia deles! Por isso, deixe seu supermercado e sua equipe preparados para atender os consumidores de forma rápida e prática. 

Outro passo importante é “decorar” todos os canais de venda em homenagem à data. Na loja física, isso pode ser feito com cores temáticas no espaço, layout com destaque para os produtos em promoção e cartazes divulgando a data.

Já na venda online, seja por aplicativo, site ou marketplace, você também pode deixar seu supermercado tematizado com a data. Crie encartes virtuais voltados para o Dia do Consumidor, banners que levem os clientes direto para as promoções e descontos, e até mesmo categorias de produtos exclusivos para a data.

Divulgação antecipada

Você sabe que a antecipação é importante para gerar interesse e expectativas de compra no consumidor.

Comece a anunciar as campanhas e ofertas do Dia do Consumidor ao menos uma semana antes da data. Use os pontos de contato na loja física e as redes sociais para criar um “suspense” com seus clientes e deixar avisos como: “Faltam 5 dias para a Semana do Consumidor”.

Outra forma de garantir o engajamento dos clientes com sua campanha é criar pré-inscrições. Isso pode ser feito com um cadastro, que vai te ajudar a conhecer melhor seu cliente e se comunicar diretamente com ele(a), ou até mesmo com um sorteio: ao comprar um valor mínimo a pessoa concorre a uma premiação no Dia do Consumidor.

Sugestões de campanhas para o Dia do Consumidor

Agora que você já sabe como deixar seu supermercado preparado para vender mais no Dia do Consumidor, confira exemplos de campanhas para você colocar na prática!

Brindes personalizados

A data é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas, mas também pode ser uma forma de mostrar para seu cliente como você o valoriza. No Dia do Consumidor, uma maneira de fazer seu cliente se sentir especial é criando brindes exclusivos para quem comprar do seu supermercado durante a data.

Essa ação ajuda a fortalecer sua marca, com algo para fazer os clientes lembrarem da sua loja, além de incentivar a compra. Você pode criar algumas condições como: valor mínimo em compras ou realizar compras pelo e-commerce.

Promoções de combos

As promoções de combos são uma grande oportunidade para fechar parcerias com fornecedores. Ao conseguir comprar produtos da indústria com descontos ou ganhar bônus, você pode incentivar os clientes a levarem um item e ganharem outro.

Por exemplo: ao fazer a compra de no mínimo 1 kg de carne (Maminha) o cliente leva um refrigerante de 1L grátis.

Isso pode ser aplicado para várias categorias de produtos, de acordo com as margens de lucro do seu supermercado e seu relacionamento com os fornecedores! O mais importante aqui é aumentar o ticket médio de compra e dar um benefício ao ser consumidor como recompensa.

Autor da postagem: Redação
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