Novidades
17 de agosto de 2017

Centralização das Compras Impulsiona as Redes de Supermercados

Com a situação financeira vivida hoje, momentos de desaceleração da economia e um possível agravamento da crise, os negociadores e empresários buscam reduzir os custos e assim, elevar e melhorar os lucros. A redução de custos atinge todos os setores da empresa, mas uma grande dúvida gerada pode ser: o que pode ser feito para reduzir os gastos do setor de compras?

Estratégias e métodos são buscados e abre-se um leque de possibilidades. No entanto, um método que tem se desenvolvido e atingido grandes resultados é a centralização das compras.

Em grandes empresas, onde há operações que envolvem fábricas e possuem filiais surge a dúvida de como as compras devem ser feitas, se por um ponto centralizado ou se seria válido estabelecer departamentos de compras separados para cada divisão operacional.

Quando as compras se centralizam, todas as compras, independente se forem locais ou de pequeno valor, serão feitas a partir de um escritório central. É papel deste setor de compras centralizado a determinação de políticas, padrões e procedimentos gerais, negociação de contratos comuns usados por todas as unidades em qualquer volume, contratos de aquisição de equipamentos, materiais e coordenação da estocagem de todas as unidades.

Ao centralizar as compras, percebe-se a redução dos custos para processamento dos pedidos e possibilita  comprar em maiores quantidades. Com a centralização, uma filial que tem um menor volume de compra, se beneficia, pois quando se compra em maior quantidade, os preços abaixam, além disso, viabiliza um maior poder de negociação junto ao fornecedor e os custos com o transporte reduzem ao se combinar os pedidos.

A centralização das compras pode ser uma grande aliada e uma vantagem competitiva para pequenas, médias e grandes empresas. Esta centralização qualifica a base de fornecedores, aumenta o poder de barganha, proporciona negociações vantajosas para as empresas e melhora o fluxo logístico.

Para se manter competitivo no mercado em momentos de crise, estar aberto para novos métodos e estratégias pode ser um grande diferencial e a melhore alternativa!

Autor da postagem: Corporativo Supply
Compartilhe esta postagem nas

Redes Sociais

Confira outras novidades no nosso portal
Receba as principais ofertas e novidades da Rede Nosso Ponto em seu e-mail

Cadastrar